terça-feira, 2 de junho de 2015

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA



Amigos, gosto muito dos livros deste senhor e não é a primeira vez que o trago ao Começar de Novo

. Espero que gostem e deixem aqui a vossa opinião.

 Muito obrigada

 Emília Pinto

41 comentários:

  1. Volto amanhã para ver o vídeo, hoje não dá.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Elvira. Volta sempre que possas, mas não esqueças o descanso, certo? Espero que esteja tudo a correr bem com a tua saúde. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  2. Concordo na íntegra com Dr. Augusto Cury.

    Pode ser difícil , mas devemos tentar...
    É fundamental pensar antes de agir para não nos deixarmos levar por impulso, por emoções. O diálogo é fundamental.

    O Vídeo devia ser passado a todos os pais e educadores.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes. Lisa, gosto muito de ler os livros dele. O vendedor de sonhos é muito bom e agora li um sobre ansiedade; ele tem vários sobre a educação tanto voltado para os professores quanto para os pais. São muito interessantes. Obrigada, Lisa. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  3. Interessante; muitas vezes, agimos por impulso e destruímos as coisas.... Tudo começa realmente com a educação; e é nisso que devemos investir.
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Marta, " tudo começa na educação " e por isso devemos ensinar as nossas crianças a trabalharem as emoções desde pequenas. Nem sempre podem ganhar, nem sempre podem estar bem dispostas, nem sempre o dia corre como elas querem. Compete aos pais, mais que aos professores, penso, conversar com os seus filhos, explicando-lhes que a vida é assim, com erros e acertos, com perdas e ganhos. Não adianta a escola preocupar-se com isso se os pais não fizerem a parte . Marta, muito obrigada pelo carinho e um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  4. OI EMÍLIA!
    ACHO QUE O SER HUMANO, AO ATINGIR UM ESTÁGIO EMOCIONAL MAIS AVANÇADO, EQUILIBRADO, CONSEGUE TER ESTA CALMA PARA TOMAR ATITUDES QUE PRECISE, SEM SE EXCEDER ANTES, NA MAIORIA DAS VEZES," METEMOS OS PÉS PELAS MÃOS".
    TAMBÉM JÁ LI VÁRIOS LIVROS DESTE ESCRITOR QUE GOSTO MUITO, AUGUSTO CURY.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a maturidade, com o passar dos anos, temos a obrigação de ir aprendendo alguma coisa e o mais importante é aprender a lidar melhor com a complexidade das emoções. Com essa experiência compete-nos passar esses ensinamentos aos mais novos para que eles, desde bem cedo aprendam não só o aspecto cientifico, mas especialmente tudo o que for importante para terem uma vida com mais qualidade. Obrigada, Zilani e desejo-te tudo de bom. Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  5. Ouvi por diversas vezes o video com certeza de grande
    valor a maneira que destaca tão grande é nossa fragilidade.
    Uma pessoa com um quadro emocional abalado as atitudes dela pode
    fazer um estrago em tudo que tem a sua volta.
    Nessa pequena palestra fiz uma análise profunda em mim mesma
    pude sentir na pele o quanto foi desfavoráveral meu desiquilibrio
    emocional .
    Eu não estava agindo bem com tantas quixas nas postagens do meu blog
    onde tentava de alguma forma expor meus problemas.
    Isso foi afastando muita gente de mim afinal
    não postava poemas escrito por mim sempre admirei os poemas das grandes poetisas e poetas.
    Vi Portugal como um grande seleiro do mundo em leitores e escritores.
    Eu excedi minha cota de queixa levada pela dor da perda .
    Hoje depois de ver o video vi o quanto devo ter incomodado metade ou mais
    do mundo.
    Parabéns pelo grande postagem de auto ajuda.
    Um feliz final de semana beijos.
    Evanir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Evanir. Penso que não tens muita razão no que dizes. Muitas pessoas têm-se afastado do blog e optado pelo face book. Não acontece só contigo e o problema não está no facto de não postares coisas escritas por ti.Eu não publico nada que seja de minha autoria, mas sim mensagem que de alguma forma me dizem alguma coisa. Penso sempre que os que se vão o fazem por opção própria e que isso nada tem a ver com o que publico. Vão-se uns, voltam outros, Evanir. Um beijinho e um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  6. Bom dia Emília ,
    já conhecia este vídeo , mas nunca é demais a sua repetição , concordando plenamente com tudo que nele é dito .
    E o mais interessante ... comecei há dois dias a reler um dos livros deste mesmo Senhor ..." Os segredos do Pai - Nosso , a solidão de Deus ".
    Ele toca todos aqueles pontos que necessitamos para viver e crescer , sobretudo com mais calma e serenidade .
    Agradeço a partilha.

    Um forte abraço , e bom fim de semana ,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom. Maria! deste-me aqui mais uma indicação de leitura agora para o Verão. Os ultimos que li foram Ansiedade´, o semeador de ideias e estou a terminar o segundo volume do Vendedor de sonhos. Este que indicas aqui não conhecia, mas vou de certeza lê-lo. Obrigada e um bom fim de semana
      Beijinhos
      Emília

      Eliminar
  7. Saber pensar,saber agir ,saber ter calma e muita moderação.
    São estágios que nem sempre conseguimos viver nem transmitir aos nossos filhos. A vida é uma escola diária. Mesmo errando vamos aprendendo e se soubermos vamos melhorando o nosso espírito e enriquecendo-o diariamente.

    Obrigado pelas visitas em lidacoelho - Estas meninas estragam-me com tantos mimos. Bem haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oa Luis! Estão " estas meninas estragam-me com tantos mimos " ? Sabe tão bem receber mimos, não amigo? Olhe, se os recebe é porque merece e eu também recebo um sempre que me visita com palavras tão simpáticas. Muito obrigada amigo e que a vida continue a dar-lhe essa capacidade de fazer bons amigos. Um beijinho e até sempre.
      Emília

      Eliminar
  8. Boa tarde, querida Emília

    Hoje, vim mesmo de corrida saber de ti e desejar-te a continuação de um excelente dia. Por cá está calor e levantou-se agora um vento muito estranho. Mas, o que interessa mesmo é saúde e paz de espírito, que tudo o resto virá por acréscimo, não é?

    Nunca li nada desse senhor. Penso que está na altura de o fazer. Voltarei para ver o video com vagar e produzir o meu comentário.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Olinda. tenho a certeza que vais gostar muito. O semeador de ideias e o vendedor de sonhos são muito bons, além de outros tantos que ele escreveu e dos quais eu já li alguns.A Primavear finalmente nos brindou com sol e até mesmo com um calor que é mais próprio do Verão, mas como gosto de calor, para mim está bom. Espero que estejas bem, principalmente com paz de espírito. Um beijinho e até breve.
      Emília

      Eliminar
  9. Que bom voltares, espero e desejo que a viagem tenha decorrido conforme planeaste.
    A educação como a mais importante.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Manuel. A viagem foi como esperava e os meus pais ficaram bem, na medida do possível, tendo em conta a idade. Na realidade a educação é fundamental para que uma sociedade mude para melhor; é pena que os governantes não tenham isso em conta; Diz-se até que os chefes que nos representam preferem as pessoas pouco formadas, pois assim reivindicam menos. Deve ser isso mesmo!!! Um beijinho e volta sempre.
      Emília
      Emília

      Eliminar
    2. Bom dia, querida amiga

      Estive aqui ontem de manhã, ouvi o video, adorei, fiz o meu comentário e no momento de o publicar o computador foi-se abaixo, ficando na dúvida se o teria assumido ou não.

      Vim verificar e vejo que afinal perdeu-se por aí. :)

      Pois, o tema não poderia ser mais do meu agrado. Acredito nas magníficas palavras do autor, nas ideias que nos transmite e nos seus ensinamentos.Realmente, pensar antes de reagir evita muitas desgraças. Temperar os nossos sentimentos tentando compreender os outros, de uma forma equilibrada, só nos beneficia. As nossas emoções como parte da inteligência tem vindo a ganhar terreno nas nossas vidas. Houve tempo em que nas empresas só o raciocínio frio e a prevalência da razão é que contavam.A pouco e pouco, verifica-se que alguns gestores de topo olham para os dias de hoje com outros olhos, procurando não dissociar o indivíduo da essência que lhe advém das emoções. Só essa postura nos diferencia das máquinas e é nela que deveremos apostar.

      Muito obrigada, querida Emília, por este tema e pelas indicações de leitura relativas a Augusto Cury. Vai ser, de certeza, uma das minhas leituras preferidas deste Verão, que está à porta.

      Continuação de uma boa semana.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
    3. "As máquinas são assim, Olinda ; funcionam muito bem, mas de repente algo falha e pronto...nada feito. Por isso é que é importante que ensinemos às nossas crianças que não são máquinas a funcionarem sempre bem; são pessoas com emoções complexas e precisam aprender a viver com elas. Prepará-las para serem individuos bem sucedidos no mundo global,, com grandes conhecimentos a todos os níveis não é suficiente, ou melhor, penso até que é exagero e faz delas pessoas infelizes apesar do sucesso. A esses conhecimentos deve-se juntar a preparação para o insucesso, para o erro, para a rejeição. A vida vai dar-lhes tudo isso e estamos a esquecer essa parte tão importante. " meninos génios " é o que a maioria dos pais procura atolando-os de actividades e dando-lhes pouco ou nenhum tempo para brincar. O meu netinho de oito anos tirou boas notas, mas foi de surpreender a alegria dele ao entrar de férias;Como ele gosta de brincar, Olinda!!! Ficar na escola até às 17, 30, é bom, pois alguns pais não têm condições de os buscar mais cedo, mas, penso que a maioria do tempo, da parte de tarde, deveria ser para brincar Hoje dizemos com frequência e um certo orgulho," como esta criança é esperta, sabe tudo, parece um adulto " É verdade, mas será isso bom? Será que são felizes com tanta informação? Num dos livros deste senhor, Ansiedade, ele diz que uma criança de 7 anos, hoje, provavelmente tem mais informação do que Sócrates, Platão e Aristóteles na sua época e por isso ´e que são tão desinteressadas na escola irrequietas e stressadas. Um exagero de informação entra nelas todos os dias e isso faz com que não vivam a sua fase de meninos como deveria ser, São crianças que não conseguem ser meninos e isso vai com certeza refletir-se na sua felicidade tanto agora quanto em adultos. Obrigada, Olinda pelo teu comentário que aborda a mudança de mentalidade de alguns gestores; é bom que se comece a ter em conta as emoções das pessoas; só assim elas darão rendimento no trabalho. . Um beijinho e um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  10. Vale ver o vídeo e gosto muito do que escreve e fala Cury! lindo teu comentário por lá ontem! bjs, tuuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Chica! É muito bom ter-te por aqui e por isso não te esqueças que já fazes parte desta casa; Um bom fim de semana e até breve, amiga! beijinhos
      Emília

      Eliminar
  11. Ainda bem que regressaste para o teu aconchego !

    Cury tem um discurso, claro , verdadeiro e muito interessante.


    Penso que deveria deixar clarissimo estar a falar de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL(Daniel Coleman) e também de EMPATIA(Carl Rogers), conceitos que aborda mas a que não dá nome.

    Grato abraço por partilhares algo assim tão importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom voltar ao " nosso aconchego," amiga. Por mais agradáveis que sejam as viagens, começamos a sentir falta da nossa almofada, do nosso cantinho, das nossas coisinhas São, Fico muito contente que tenhas gostado, . De facto ele não lhe dá o nome, embora foque esse aspecto, mas há diversas entrevistas dele sobre este projeto e se calhar aí coloca o nome. Um livro mt interessante dele é Ansiedade que aconselho que leias. Vais gostar. Vou pesquisar sobre este sr. Daniel Coleman e Carl Rogers, pois não os conheço. Obrigada pela " dica " Um bom fim de semana e muitos beijinhos. Obrigada pela visita
      Mila

      Eliminar
  12. Adorei ouvir este grande senhor, muito objetivo, e com uma linguagem calma e tocante.
    Nos dias que correm é de facto importante implementar o projeto "Escola inteligente", que, pelo que ouvi, os objetivos são fulcrais na construção de uma escola equilibrada, sensata e humana.
    Tantos exemplos que foram ditos que e tocaram a todos os níveis.
    Muito obrigada, Emília.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Emília, eu vou levar este vídeo para enviar por e-mail para as minhas amigas e colegas de trabalho, assim, como vou escrever qualquer coisa no meu blog com referência ao seu blog, certo?
      Bom fim de semana.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Sabes cantinho, os livros dele Ansiedade e Pais brilhantes, professores fascinantes, são muito interessantes; são pequenos, de fácil leitura e de grande importância para quem tem a obrigação de cuidar das emoções, principalmente das crianças. Vais adorar! Quanto a levares o video, claro, que podes e deves. Fico muito feliz com essa decisão. irei com certeza ver o que escreves sobre o meu blog. De certeza que será coisa boa!!! Obrigada desde já Um bom fim de semana. Beijinho grande.
      Emília

      Eliminar
  13. Minha querida amiga
    Estou quase a regressar e nessa altura visitarei todos os blogs amigos.
    Por agora venho pedir-te um favor:
    Se não é pedir muito…vai ao meu blog, escreve qualquer coisa no espaço dos comentários, e vê se algo de anormal acontece.
    Estou preocupado porque uma amiga – MAJO – informou-me que o meu blog está com vírus.
    Depois de ler o comentário de MAJO, pedi a duas amigas – Mariazita e Tareca - que fossem lá ver o que se passava.
    Não notaram nada de anormal, e assim o escreveram em comentários.
    Mas a MAJO insiste que “tenho” vírus…
    Vai até lá, por favor, e informa-me.
    Em devido tempo te agradecerei!
    PS – Desculpa o “Copy”, mas não pode ser doutro modo.
    Um beijo
    MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA

    PS,PS – APROVEITO PARA DESEJAR UM ÓPTIMO FIM DE SEMANA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel. já fui ao teu blog e não encontrei nada de grave; encontrei sim, belas fotos de Itália. Obrigada e volta sempre. beijinho
      Emília

      Eliminar
  14. Gostei muito de ver o vídeo e é um assunto
    que vai interessar muito à minha afilhada
    que é professora.
    Concordo com o que é dito.
    Desejando que a amiga esteja bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro que lhe deve interessar muito, assim como à minha filha, é um livro dele, Pais brilhantes, professores fascinantes. Muito, muito interessante; é pequeno e lê-se com facilidade. Beijinhos, Irene e muito obrigada pelo carinho. Um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Também acho, Lisette e tenho lido muitos livros dele. Um bom fim de semana, amiga! Obrigada pela visita
      Emília

      Eliminar
  16. Querida amiga, Emília!

    Quero, primeiramente, saber como estás? Eu estou bem, graças a Deus.
    Desejo, tb. agradecer o comentário k deixaste no meu blogue, que não irei retribuir, hoje, devido ao avançado da hora.
    Voltarei para ouvir o vídeo e dar a minha opinião.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que virás e, no momento em que estou a responder já tenho a tua opinião, lá mais em baixo. Não reponderei hoje porque tem que ser bem pensada a resposta e a hora já é tardia; como sabes gosto de debates de ideias e por isso não perco as opiniões de algumas pessoas na tv. Hoje tenho as de Marcelo Rebelo de Sousa. Sabes, sou uma pessoa que vota não em partidos mas em pessoas: Já aconteceu de votar aqui nas autárquicas num partido em que nunca me lembraria de votar, mas gostava do candidato e pt assim votei; não ganhou, porque, enfim...os partidos têm muita força. A propósito do que dizes sobre a hipótese do Augusto Cury ser um pastor, dado que nunca tinhas ouvido falar dele, digo-te, amiga, que faça de tudo para que o Começar de Novo não tenha nem religião em partidos políticos. São assuntos muitos pessoais e sempre me preocupo em respeitar as crenças das pessoas. Muito obrigada e amanhã responderei ao teu comentário. Boa noite. Um beijinho
      Emília

      Eliminar
  17. Minha querida amiga
    Estou muito grato pela prontidão com que respondeste ao meu apelo.
    Estava deveras preocupado com a ideia de poder contagiar quem me visitasse, com esse hipotético vírus que a Amiga Majo parecia ter detectado.
    Felizmente não passou de falso alarme, verificado por ti e por todas as amigas que, tão gentilmente, comprovaram a minha boa saúde -:)))
    Muito brevemente estarei de regresso e poderei retribuir todas as atenções recebidas.
    Um beijo
    MIGUEL / ÉS A MINHA DEUSA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não nada a agradecer, Miguel. É sempre um gosto visitar-te. Um beijinho e uma bela emana
      Emília

      Eliminar
  18. Uma referência para mim sem dúvida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pérola. É com muito gosto que te recebo aqui, como sabes. Acredito que seja uma referência para ti, pois nos seus livros trata de assuntos muito interessantes. Foi no Brasil que o conheci através dum livro, O vendedor de sonhos, que comprei numa das férias em Guaratinguetá onde vivi muitos anos. Agora há três meses voltei lá e, como tenho sempre muito tempo para ler comprei mais 3 que já li. Uma semana, amiga e muito obrigada pelo carinho. Um beijo,
      Emília

      Eliminar
  19. Olá, querida Emília!

    O prometido é devido, como diz o provérbio popular e a canção de Rui Veloso, e assim, aqui estou.
    Estive a ouvir o vídeo k tem a duração de 11m, mais ou menos, e enquanto Augusto Cury falava, e algumas vezes, voltei atrás para perceber o que ela tinha dito, embora a pronúncia dele não seja até muito difícil de entender, mas de qualquer forma, não fala o nosso Português, assaltou-me logo uma ideia.
    Nunca ouvi falar deste homem, nem da sua obra, logicamente, É curioso, todavia, que enquanto o ouvia, (o tal assalto) pareceu-me, ou melhor, pensava com o meus botões: é psicólogo, pastor (religião) ou psiquiatra. Fui à Wikipédia e "tira e queda". Este homem é medico Psiquiatra e terapeuta no campo da Psicologia, como decerto sabes.

    Evidentemente, k tudo aquilo que ele diz, em teoria dá sempre certo, mas o problema é aplicar, pke cada individuo é um mundo, e como tu sabes, o mundo é muito diversificado.
    Ele fala de uma escola inteligente, onde cada um atinja os objetivos pretendidos, embora por meios, métodos e etapas distintas e até diferentes. Ele é professor, e decerto já teve alunos problemáticos com comportamentos difíceis de classificar, entender e colmatar.

    Sabes, Emília, o método k o mesmo Professor usa para um/a aluno/a, k pode ser uma voz mais alta, por exemplo, e obter o resultado pretendido, para outro, pode ser um verdadeiro "tsunami" . É preciso conhecer, tomar o pulso à situação e "apalpar terreno". Não se pode entrar de escavadora, mas com seda, tb não. É preciso um "tecido" intermédio, mas resistente aos embates da personalidade de cada um. Caso assim não seja, as depressões e as baixas autoestimas aumentam, assustadoramente.

    O Dr. Augusto Cury disse, mais ou menos, isto, mas por outras palavras, embora eu ache k mtas das coisas k ele proferiu, nem sempre têm aplicabilidade ou têm fraca aplicabilidade. As quatro etapas, os quatro objetivos k ele referiu são excelentes e são mesmo aqueles, mas conseguir-se-á, sempre, pô-los em prática, COM ÊXITO?

    Logicamente k há k trabalhar a consciência de cada um, e a de quem está a fazer esse trabalho de "remodelação" e orientação, pke quem trabalha mentes, psíquicos, também tem os seus problemas e, por vezes, graves, muito graves, embora não deixe transparecer.

    Há um pensamento de um filósofo, creio, cujo nome não me lembro agora, e k diz, mais ou menos, isto: não são as palavras doces, bem colocadas, os gestos bonitos, a aparência agradável e distinta, a voz branda e macia, que dizem quem é, ou que definem o indivíduo, mas sim, um outro fator, apenas um: dê-se poder e muito dinheiro a uma pessoa, e conhecê-la-emos, de imediato e com precisão.

    Bom domingo e melhor semana.

    Beijos, com estima e amizade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não posso deixar de concordar com o teu comentário, como sempre excelente, Céu. É claro que é muito difícil implementar estes conceitos numa escola, principalmente porque são muitos alunos, todos diferentes e muitos problemáticos, além dos poucos recursos humanos que a escola cada vez mais e de um curriculum escolar para cumprir, mas sempre digo que quem deve educar e formar os filhos são os pais e a escola ser um complemento dessa educação. Os pais estão muito preocupados em que as crianças sejam optimas , na escola e também no excesso de actividades extras às quais os submetem. São exímios utilizadores nas novas tecnologias, sabem coisas que deixam os adultos espantados, mas como estarão em relação às emoções? Estou a falar nas crianças, porque são elas que interessam. Estes conceitos para nós adultos já pouco importam, se ainda não os tivermos assimilado e seguido, mas as crianças são o futuro de uma sociedade que gostaríamos fosse baseada na essência das pessoas e não no que elas têm. Para os pais não seria difícil ensinar os seus filhos que a vida dá Nãos, sucessos, insucessos e muitos tropeços; a vida não lhes vai dar sempre aquilo que querem e as frustrações vão surgir. Se não quisermos continuar a dizer; " dê-se poder e muito dinheiro a uma pessoa e conhece-la-emos de imediato " temos de começar a trabalhar as nossas crianças na formação do seu caracter, da sua honestidade, solidariedade e não só no êxito que poderão vir a ter neste mundo de capitalismo selvagem que a todo o custo quer transformar o homem numa máquina de fazer dinheiro. Amiga, este assunto dava " pano para mangas " e daria uma bela mesa redonda com todos estes amigos que aqui deixam a sua opinião. Tornar-me-ia muito repetitiva se continuasse a minha " conversa ", pois já disse muito acima nos outros comentário. Quero agradecer-te este teu contributo a um assunto que , na minha opinião, é muito peretinente. Uma boa semana, Céu e até breve.Beijinhos
      Emília

      Eliminar