terça-feira, 16 de junho de 2015

A AUTO DESTRUIÇÃO DA JUSTIÇA





Retirada da net




 À medida que aumenta o poderio de uma sociedade, assim esta dá menos importância às faltas dos seus membros, porque já lhes não parecem perigosas nem subversivas; o malfeitor já não está reduzido ao estado de guerra, não pode nele cevar-se a cólera geral; mais ainda: defendem-no contra essa cólera, o aplacar a cólera dos prejudicados, o localizar o caso para evitar distúrbios, e procurar equivalências para harmonizar tudo (compositio) e principalmente o considerar toda a infracção como expiável e isolar portanto o ulterior desenvolvimento do direito penal.
 À medida, pois, que aumenta numa sociedade o poder e a consciência individual, vai-se suavizando o direito penal, e, pelo contrário, enquanto se manifesta uma fraqueza ou um grande perigo, reaparecem a seguir os mais rigorosos castigos. Isto é, o credor humanizou-se conforme se foi enriquecendo; como que no fim, a sua riqueza mede-se pelo número de prejuízos que pode suportar. E até se concebe uma sociedade com tal consciência do seu poderio, que se permite o luxo de deixar impunes os que a ofendem. «Que me importam a mim esses parasitas? Que vivam e que prosperem; eu sou forte bastante para me inquietar por causa deles...» A justiça, pois, que começou a dizer: «tudo pode ser pago e deve ser pago» é a mesma que, por fim, fecha os olhos e não cobra as suas dívidas e se destrói a si mesma como todas as coisas boas deste mundo. Esta autodestruição da justiça, chama-se graçae é privilégio dos mais poderosos, dos que estão para além da justiça


. Friedrich Nietzsche, in 'A Genealogia da Moral



Não é o retrato da nossa justiça?  Está a ser, sim, " um privilégio dos mais poderosos, dos que estão para além da justiça "


Emília Pinto

36 comentários:

  1. Olá, Emília!
    A pior humilhação que um cidadão pode sofrer é a mão pesada da justiça podre e corrupta.
    Eu já senti de perto, o
    cheiro dessa podridão!

    Abraços!

    VitorNani

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por teres acedido ao meu pedido de " dizer alguma coisinha". Resolvi abordar este tema, porque por estes lados anda uma confusão tal na justiça que ninguém entende decisões estranhíssimas. O dinheiro, já todos sabem comanda o mundo, mas mandar na justiça é o pior que pode acontecer. Infelizmente é isso o que está a acontecer. Vitor, gostei que viesses e espero que apareças mais vezes. Um beijinho e fica bem!
      Emília

      Eliminar
    2. Aqui alguns juízes foram chamados pela jurista Eliana Calmon, Ministra do Conselho Nacional de Justiça, de BANDIDOS DE TOGA. Em pouco tempo ela foi destituída do cargo da Corregedoria do CNJ.

      Eliminar
    3. Infelizmente a justiça está mal em todo o lado, amiga. O poder corrompe o ser humano e os juizes sao humanos e esquecem-se do dever que têm. Talvez aqui acontecesse o mesmo. Gostei muito que tivesses voltado aqui . Um beijo e bom Domingo
      Emilia

      Eliminar
  2. Uma análise muito actual...Como diz o ditado "paga o justo pelo pecador", pecador que foge impune...
    Obrigada pela partilha...Obrigada pela visita...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por ser atual, Marta, principalmente nestes casos tão mediáticos que não saem dos meios de comunicação é que resolvi abordá-lo.Creio que a nossa justiça anda " perdidinha " sem saber o que fazer. É pena!!!! beijinhos, amiga e obrigada pela visita
      Emília

      Eliminar
  3. Eu não acredito em justiça e por isso deixei de advogada ser! Uma pena essa realidade! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chica. Ser advogado não é nada fácil, principalmente aqueles que exercem a advocacia por vocação e não só pelo dinheiro; todos, penso conhecem os que só querem fama e não se preocupam com os seus clientes. A parte mais difícil para um advogado, na minha opinião será a obrigação de defender uma pessoa que ele sabe ser culpado, muitas vezes de crimes hediondos. Deve custar muito! Beijinhos Chica e obrigada pea sua presença sempre constante aqui no Começar de Novo. Fica bem, amiga!
      Emília

      Eliminar
  4. Infelizmente ,a justiça encontra-se tomada pelo poder politico, tendo-se vindo a degradar progressivamente, até que algo mude RADICALMENTE!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisa, está uma vergonha a nossa justiça! O que vemos nas notícias todos os dias " arrepia-nos " Está tão degradada que não creio que mude tão cedo; como diz o autor, ela está a auto destruir-se. Um beijinho. amiga e desejo-te tudo de bom, principalmente muita força para suportar as " injustiças " da vida; ela às vezes parece-nos muito injusta, amiga!. Fica bem!
      Emília

      Eliminar
  5. Já não há na justiça, vivemos momentos muito complicados, andamos um pouco perdidos...vamos ver para onde a maré nos leva agora.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Lilás, é isso o que sinto quando vejo os casos que todos os dias nos entram em casa via notícias, são decisões tão confusas, tão disparatadas aos nossos olhos que parece que os responsáveis pela justiça se encontram totalmente perdidos. Vamos ver, mas não espero grandes mudanças. A esperança, como se diz é a última a morrer, por isso, quem sabe? Beijinhos e muito obrigada pela visita. Boa noite
      Emília

      Eliminar
  6. É intraduzível este sentir de impunidade que infesta o mundo, a sociedade , a política que cedeu o lugar ao poder econômico . Por vezes " vejo" que anda tudo já tão anastesiado que nem param para olhar a podridão que nos arrasta a todos . Quando tanto se fala de igualdades , nunca houve tanta descriminação . Que sociedade quando a justiça está podre? Que justiça quando há solidão nos mais desfavorecidos ? E se encolhem os ombros de indiferença ? Ah querida amiga Emilia , ê de tal forma profundo o post de hoje que as palavras ficam assim: prisioneiras de estupefação !
    Mas, hélas! Tenhamos esperança porque fé , essa, também não aparece. Presa no cárcere da incredulidade ...
    Obrigada pelas tuas palavras. E sei porque sinto que não és só palavras !
    Terno abraço Emília !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Manuela! Sempre tão carinhosa em suas palavras e " sei porque sinto que não és só palavras " Pelo menos tentamos não o ser, não é amiga? " Encolhem-se os ombros, Manuela, primeiro porque a insensatez é tão grande que até assusta e segundo, por mais que nos preocupemos, há muito pouco que possamos fazer quando os que estão acima de nós não se interessam; o poder político e o poder financeiro se " embrulham " com a justiça e daí resulta uma confusão tal que nos deixa perplexos. A cada dia entram em nossas casas notícías tão baralhadas que nos levam a pensar que não querem ou não sabem ( o que é pior ) resolver estes casos que nos têm chegado até nós. Não se pode falar em justiça numa sociedade tão desigual onde o poder domina os cidadãos. A tua visita é sempre preciosa aqui no Começar de Novo. Já fazes parte dele. Bom fim de semana, tentando manter o optimismo e a esperança de que algo vá mudando. Beijinhos.
      Emília.

      Eliminar
  7. Emília, eu amo Nietzsche
    sempre.
    Aguardo voce la
    no pre
    aniversario do Espelhando.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catia. Fiquei muito contente com a sua visita. Espero que tenha gostados e que volte mais vezes . Um beijinho e um bom fim se semana
      Emilia

      Eliminar
  8. "Dura lex, sed lex", é o lema da Justiça, segundo creio. Mas, isto teria lógica se transparecesse cá para fora a ideia de que a Justiça é igual para todos. Verifica-se, contudo, que quando se trata dos mais pequenos ela é célere punindo sem dó nem piedade. No caso contrário, os casos enredam-se e passam-se anos e anos sem se saber o fim dos processos para no fim nos chegar a notícia, muitas vezes, de que teremos de pagar indemnizações aos acusados por se sentiram lesados na sua honra, precisamente porque com as voltas que o processo penal dá não se chega a conclusão nenhuma. E durante todo esse caminho as despesas para os contribuintes acumulam-se com as investigações, os arrestamentos, os presos que têm tratamento especial,(segundo se ouve dizer), enfim uma tristeza. A série de recursos que o código de processo penal permite faz desfilar perante nós situações que nunca mais têm fim. Isso, com o devido respeito por aqueles que são inocentes.
    O que se passa realmente? O problema está nas pessoas que têm como função aplicar a lei ou na própria lei que não faz agilizar os processos de modo a que se veja o seu desfecho em tempo útil?
    Enquanto isso, aumenta a descrença no sistema e sentimo-nos órfãos sem saber a quem recorrer. Aliás, não raras vezes as pessoas não recorrem à justiça por causa das custas dos processos. A Justiça é cara e quem ganha apenas o mínimo para o seu sustento não consegue lá chegar. Sei que as pessoas que ganham o salário mínimo têm apoio. Mas estou a falar daquelas que ganham um pouquiiiinho mais. Aí a coisa fia mais fino. Razão tem o autor nesta sua reflexão que, como vemos, atravessa os tempos.

    Obrigada, querida Emília, por mais este espaço de conversa. E hoje sobre um assunto que nos afecta de uma maneira ou de outra.

    Bjs

    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olinda fazes aqui duas perguntas às quais também não sei responder. Penso que a lei permite essa infinidade de recursos e quem tem dinheiro para pagar vai recorrendo até que muitas vezes o caso prescreve. Um ponto importante que aqui focas é o preço da justiça; o estado apoia os mais desfavorecidos, mas muitas vezes os advogados são tão desinteressados que o caso não vai para a frente. Tenho um caso desses conhecido; para que o assunto se resolvesse com mais rapidez essa pessoa acabou por pagar um advogado, mas mesmo assim o caso arrasta-se e ela já tem gasto dinheiro que lhe faz muita falta. Acho também que muitas vezes os advogados não se interessam em apressar as coisas, pois assim mais ganham. Enfim, como em todas as profissões há também no campo da justiça os cumpridores dos seus deveres e os que só pensam nos lucros que terão.. Imagina, Olinda o caso do Bes; lembraram-se agora de fazer o arresto dos bens dos arguidos, mas, será que alguém pensa que eles ainda têm cá as obras de arte, os carros, o dinheiro? Têm os prédios, é certo, mas creio que essa atitude deveria ter sido tomada há muito mais tempo .Apesar de tudo temos de realçar que algum progresso tem sido feito, tendo em conta personalidades que estão presas apesar de se terem passado anos até isso acontecer. Há no entanto muito a fazer , principalmente no que se refere à justiça social. Essa é a que mais nos preocupa. Obrigada, Olinda pelo belo comentário, sempre com opiniões interessantes. Uma bela semana. beijinhos
      Emília

      Eliminar
  9. A Justiça em Portugal está , como tudo o mais, a liquefazer-se em corrupção e desfaçatez...

    Como é possível Carlos Alexandre ser o único juiz de um Departamento importantissimo?!

    Como é possível todos estes atropelos à lei e ao segredo de Justiça no caso Sócrates, independentemente da sua culpa ou inocência?

    Como se admite esta vergonha dos lesados do BES?!

    Mila,te deixo um abraço muito triste e indignado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A resposta a todas essas tuas questões é simplesmente o poder que o poder político e financeiro exercem sobre a justiça que deveria ser independente e tratar os casos com a mesma eficácia. Infelizmente assim não é, porque ela é feita por seres humanos que erram, corrompem e se deixam corromper . Para alguns o estar nas " luzes da ribalta " é muito mais importante do que fazer justiça.. E agora temos aí o problema grego que, ao contrário do que se pretendia ao criar-se a União europeia
      , é outra injustiça. Afinal essa solidariedade, essa união, essa igualdade ficou-se " no papel ". Beijinhos, São e muito obrigada pela visita e pela opinião neste assunto que a todos preocupa. Fica bem e uma bela semana
      Emília

      Eliminar
  10. Obrigada Emilia pelo seu carinhoso commentaries no meu blog. Vc acalentou meu coracao. Mamae continua inter nada, bus e novamente obrigada! Bjs

    ResponderEliminar
  11. O corrector de texts é muito chato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito contente por, com as minhas palavras, ter dado algum conforto ao teu coração. É a lei da vida e, por mais que nos custe só nos resta aceitar. Espero que a saúde da sua mãe tenha melhorado e que a sua alma esteja mais serena. Hoje eles, amanhã nós, amiga! Um beijinho e voltarei aí para saber como vão as coisas.
      Emília

      Eliminar
  12. A justiça e não só . Momentos há que me sinto triste e sem esperança .

    Um beijo , Emília , e boa semana,
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Acho que o sentimento de todos os portugueses de bem é esse,, tristeza e falta de esperança. Aliás, penso que não é só em Portugal, mas o mundo está completamente do avesso com tantas guerras e desigualdades sociais. A injustiça impera neste mundo dito democrático e globalizado. Uma boa semana, amiga! Beijinhos.
      Emília

      Eliminar
  13. A justiça não faz justiça ....beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Lisette! Nem aí, nem aqui e nem no mundo em geral. Não há justiça! Um beijinho e muito obrigada pela visita. Uma boa semana, amiga!
      Emília

      Eliminar
  14. Faz tempo que JUSTIÇA é uma palavra, Emília, que só existe no dicionário.
    Grande abraço, amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente temos que chegar a essa triste conclusão, ShirleY. A Justiça não funciona e aqui em Portugal tem havido uns casos estranhíssimos que ninguém consegue entender. Aí no Brasil, como tenho visto nas notícias os assuntos são complicados e também sem fim à vista. Dois países irmãos, com a mesma lingua e com as mesmas dificuldades em fazer Justiça quando se trata de poderosos, porque os " miseráveis " esses são logo postos na prisão e lá ficam esquecidos para sempre. Beijinhos, amiga e muito obrigada pela visita. Um bom fim de semana
      Emília.

      Eliminar
  15. Infelizmente está a tornar-se uma realidade no nosso país.

    beijinhos e obrigada pelas palavras tão bonitas que deixou no meu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rita. Há casos actualmente que me parecem muito estranhos e as entidades competentes ou são incompetentes ou preferem deixar que a justiça se faça na praça pública para depois lhes mais fácil a conclusão dos casos. Quanto às palavras " bonitas ", Rita, perante tão bela poesia, tenho que usar as palavras mais bonitas de que sou capaz. É o que me sai da alma quando leio o que da alma te sai. Obrigada pelo carinho. Bom fim de semana. beijinhos
      Emília

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Que bom vê-la por aqui, Fá. É interessante ver como as coisas parecem não mudar, apesar dos anos.passados. Isso tira-nos a esperança de alguma vez vermos uma justiça verdadeiramente justa.. Obrigada pela visita. beijinhos e um bom fim de semana
      Emília

      Eliminar
  17. Boa tarde, Infelizmente a Justiça está dominada pelo poder politico, eles dizem que os dois poderes estão separados, alguém acredita no que eles dizem por conveniência? que justiça é esta que prende por vingança, que prende para tirar dividendos políticos, que justiça é esta mantém um ex. primeiro ex.ministro preso sem culpa formada, que justiça é esta que deixa prescrever os casos do BPN e outros, que justiça é esta que nada faz no caso dos lesados do BES, que justiça é esta que o segredo de justiça aparece nos jornais de direita, que justiça é esta que tem um todo poderoso Carlos Alexandre.
    Bom fim de semana
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António. Teria que ser assim, poder político e justiça separados, mas não é o que acontece. todos esses casos que enumeras nos deixam perplexos e quase que nos levam a pensar que, além da política estar metida em todos eles, o poder judicial não está a ser capaz de resolver os casos.Estão à espera que eles sejam julgados na praça pública para depois lhes ser mais fácil culpá-los. Sai para fora um emaranhado de informações e nem uma palavra de quem tinha a obrigação de esclarecer alguma coisa do que se está a passar.O país inteiro anda confuso e já nem sabe o que pensar. Amigo, tudo de bom e muito obrigada pela visita. Um beijinho
      Emília

      Eliminar