sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


1. Origem do Carnaval

O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem suas origens na Antiguidade e recuperadas pelo cristianismo, que começava no dia de Reis (Epifania) e acabava na Quarta-feira de cinzas, às vésperas da Quaresma.
O período do Carnaval era marcado pela "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval".
Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
É possível associá-lo às festas de carácter bacanal, celebrações a Baco, deus do vinho, na Grécia antiga, ou as saturnais, festas em honra a Saturno, Deus da agricultura, na Roma antiga.
O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.

1.1. Origem do nome
Hoje é quase consensual que a palavra Carnaval originou-se de carne + vale (do latim: caro, carnis = carne; vale = adeus), ou ainda da expressão carne levare ou carnilevamen. As duas expressões têm sentido quase idêntico: suspensão da carne, abstenção de carne.


2. O Carnaval de Veneza

O carnaval de Veneza é certamente o mais famoso entre todos

Máscaras do carnaval de Veneza

As máscaras do carnaval de Veneza são famosas em todo o mundo pelo detalhamento, pela beleza na elaboração e pela riqueza com que são apresentadas.
As máscaras permitiam a quebra das barreiras sociais e os ricos podiam aproximar-se dos pobres sem serem socialmente condenados ou comprometidos. O fato é que de tudo isso restou festas carnavalescas que proliferam em toda a Itália e que se modernizam com o passar do tempo, mas as máscaras permanecem.
Desejos e tentações podiam ser realizados na protecção do anonimato das máscaras, assim como era uma óptima maneira de se frequentar os lugares proibidos.
Há um rei do carnaval na Itália, enterrado ao final da festa, em um ritual que inclui mulheres chorando e fantasias coloridas.
Veneza é uma cidade maravilhosa no coração da Itália, famosa por sua paisagem, as suas gôndolas e seus bailes de carnaval.
Todos os anos nos deliciamos vendo uma série de imagens do Carnaval em Veneza.
Como nesta época do ano ainda é frio no continente europeu, normalmente o carnaval é cercado por roupas longas e máscaras.
As máscaras venezianas são maravilhosas e conhecidas em todo o mundo, basta olharmos estas fotografias do carnaval.
O Carnaval de Veneza é um momento mágico que envolve toda a cidade,
As máscaras tem origem bastante antiga e o seu uso é permitido durante todo o carnaval excepto nas festas religiosas.
Durante todas as manifestações importantes como as festas republicanas era consentido o uso dos trajes venezianos que compunham o uso das máscaras.

Commedia dell'arte - Conhecida também como Comédia de Máscaras, a Commedia Dell´Arte era composta por espectáculos teatrais em prosa, muito populares na Itália e em toda a Europa na segunda metade do século XVI até meados do século XVIII. O espectáculo era baseado no improviso dos actores, que seguiam apenas um esquema elaborado pelo autor para cada cena cómica, trágica ou tragicómica.
Hoje em dia o carnaval veneziano está muito mais moderno mas conserva a tradição do uso de máscaras maravilhosas confeccionadas manualmente que embeleza os bailes e trazem aquele glamour que juntamente com o cenário de Veneza, tornam o seu carnaval inesquecível.
PS- Aproximam-se dias de grande folia ,serão concerteza aproveitados para dar largas à imaginação , e como o ditado "É carnaval ninguém leva a mal",um dia de máscara num coração imaculado ,terá o seu perdão.
Herminia Coelho Lopes



2 comentários:

  1. Olá Emília e Hermínia!
    Naõ posso deixar de registar o meu apreço pelo vosso magnífico trabalho!
    Como é bom manter contactos e laços de amizade com pessoas que tanto tem para dar!
    Espero que continuem a partilhar todos os vossos valores,contribuindo para que todos fiquemos mais enriquecidos.
    Muitos PARABENS!Um grande abraço da
    Lurdes Neves

    ResponderEliminar
  2. Muitissimo obrigada, Amiga, por tão elogioso comentário.Não temos assim tanto para dar!!!! Gostamos sim de partilhar..., de conviver e de, através desta janelinha, conhecer pessoas e quem sabe..., aprender com elas.Conviver, mesmo que desta maneira, é sempre muito bom.Apareça sempre, pois, pode acreditar, TEM MUITO para dar. Um beijinho muito especial e obrigada

    Emília

    ResponderEliminar